terça-feira, 17 de agosto de 2010

FILOSOFIA

3º Bimestre

Como fica Deus no pensamento racional filosófico?


Entre a Fé e a Razão


O cristianismo poderia ter se mantido exclusivamente no terreno da fé. Ao contrário da razão, que exige provas e demonstrações, a fé basta a si mesma. Crê-se, e é o suficiente. O cristianismo, porém, não se satisfez com credo. Entrou no terreno da filosofia. Mais do que isso, foi a forma que a filosofia assumiu por mais de um milênio. Em contrapartida, a fé cristã assimilou procedimentos racionais.
Esse encontro, marcado por tensões entre a fé e a razão, iniciou-se no Império Romano, que propiciava a mescla de diversos valores culturais, e prolongou-se por toda a Idade Média, quando a Igreja se tornaria preponderante.
Historicamente, o cristianismo origina-se das pregações de Jesus de Nazaré pela Judéia, então anexada ao Império Romano. Sua mensagem é simples: amar ao próximo, praticar a bondade e desprezar os valores deste mundo, pois a verdadeira morada do homem é o reino dos céus. Jesus se declarava filho de Deus, enviado ao mundo para redimir o homem dos pecados. Sua crucificação seria, nessa medida, o sacrifício do próprio Deus encarnado para salvar os homens.
Após a morte de Jesus (e sua ressurreição, de acordo com o Novo Testamento), essas idéias conquistaram inúmeros adeptos em várias regiões do Império. Nessa difusão - para a qual concorreu o infatigável trabalho dos apóstolos -, a mensagem de Jesus passou a se expressar em vários idiomas, como o grego e, mais tarde, o latim. O próprio termo “Cristo”, incorporado ao nome de Jesus, é de origem grega e significa “ungido”

A filosofia, um “erro vazio”

A difusão do cristianismo trouxe, como era de esperar, um confronto entre a fé e a razão. O apostolo Paulo (século I) é o primeiro a enfrentar essa questão. Ele estava habilitado para isso: judeu, mas cidadão romano, educou-se num ambiente imerso na cultura helenística . Por isso, não se intimidou quando, em Atenas, viu-se diante de “filósofos epicureus e estóicos”, como narra o livro Atos, do Novo Testamento: “Atenienses, tudo indica que sois de uma religiosidade sem igual. (...) Encontrei inclusive um altar com a inscrição: ‘Ao deus desconhecido’. Pois bem! Justamente aqui estou para vos anunciar este Deus que adorais sem conhecer. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe (...)”.
Mas, quando Paulo entrou no terreno cristão, os atenienses não o compreenderam. A idéia de que Deus enviara um homem para julgar o mundo, e que, como prova disso, ressuscitara esse mesmo homem entre os mortos, provocou risos. Paulo foi obrigado a retirar-se, embora o relato também afirme que ele conquistou alguns fiéis.
Outra é a atitude do apóstolo na Primeira Carta aos Coríntios. Em vez de empregar os argumentos dos adversários – como havia feito com os atenienses –, Paulo parte para o confronto direito: “Onde está o sábio? Onde o letrado? Onde o pesquisador das coisas desse mundo? Não é verdade que Deus mudou a sabedoria do mundo em falta de bom senso? (...) Pois a loucura de Deus é mais sábia que os homens (...). Anunciamos a sabedoria de Deus, misteriosa e oculta (...)”.
Por fim, quando utiliza deliberadamente a palavra “filosofia”, não deixa nenhuma margem de dúvida: “Ficai atentos, para que ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo, e não segue Cristo” (Carta aos Colossenses).
As duas atitudes de Paulo – a de converter os gregos, conciliando-se com seus valores, e a de confronto – coexistem nesse período inicial do cristianismo. De modo geral, o confronto corresponde a períodos em que os cristãos sofrem violenta perseguição, enquanto a conciliação representa os momentos em que o cristianismo é tolerado. É o que fazem os padres apologistas, que, no final do século II, enviam inúmeras apologias (defesa e justificação) do cristianismo ao imperador. Argumentam com valores greco-romanos, afirmando, por exemplo, que Heráclito e Sócrates eram cristãos antes mesmo de Cristo.

1 A chamada cultura helenística é simplesmente a expressão de três linhas mestras de pensamento: a primeira, é o estoicismo que tinha como um dos principais fundamentos o culto pela apatia, condenação às emoções, a exaltação da razão divina como aquela capaz de reger o mundo, entre outras; a segunda: o epicurismo, que tinha na sensação o critério de verdade do bem (prazer), o atomismo que explicava a formação e a transformação das coisas por meio da união e da separação dos átomos e por útlimo o semia-ateísmo, pelo qual Epicuro (filósofo e fundador da escola epicurista) acreditava na existência dos deuses, que, no entanto, não desempenhavam papel nenhum na formação e no governo do mundo. O último é o ceticismo, que é não acreditar em nada que seja realmente comprovado

Do ponto de vista teórico, ambas a situações são viáveis. De um lado, a idéia cristã de Deus que se fez homem e que se deixou crucificar é um escândalo não só para as religiões pagãs, mas sobretudo para a filosofia, que havia construído a noção de um Deus abstrato, indiferente ao mundo, ou, no melhor dos casos, coincidente com o próprio mundo. Para a filosofia, é absurda a idéia de um Deus que ama o homem e que se sacrifica por ele. Assim, o cristianismo só pode combater a filosofia.
Por outro lado, porém, a conciliação é possível. Pois o Evangelho Segundo São João não se inicia com a célebre frase: “No princípio era o Verbo”? E o que é o verbo senão o logos? Há inúmeros outros pontos em comum entre a filosofia e o cristianismo, principalmente no uso de certas palavras – ainda que fosse freqüente a adulteração de vocábulos, na tradição da Bíblia do hebraico para o grego. O esforço dos padres – muitos eram filósofos antes da conversão – dirige-se no sentido de tecer, a partir desses pontos de contato, um pensamento que acomode o cristianismo e a tradição filosófica, a fé e a razão. Ao mesmo tempo, vários filósofos também passaram a incorporar elementos bíblicos na elaboração de seu pensamento.
O mais destacado dos padres apologistas é Clemente de Alexandria (c. 150-215), que introduz uma série de termos gregos (e portanto filosóficos) na linguagem cristã. Dentre eles está a palavra gnosis (conhecimento), que indicaria a perfeição do cristianismo.
Mas isso logo se revelou uma faca de dois gumes: a palavra gnosis, incorporada ao cristianismo, deu asas ao gnosticismo, uma seita secreta e esotérica. O gnosticismo logo ultrapassaria os limites do cristianismo, afirmando possuir o conhecimento dos mistérios divinos. A Igreja, cada vez mais institucionalizada, acabaria achando um meio de combater essas pretensões de um conhecimento superior, acima da fé.

19 comentários:

  1. O texto acima se inicia jogando dois pensamentos ou teorias em cima do leitor ele joga a fé e a razão e define cada uma,a fé,um simples sentimento uma coisa em que basta se acreditar para que ela exista e a razão onde se procura provas científicas para mostrar que tal coisa existe,ele mostra que os dois pensamentos são totalmente diferentes e separados mas que começaram a entrar em confronto a partir do dia em que a igreja através do cristianismo tentou invadir o campo filosófico ou seja o campo da razão,pelo cristianismo apesar de tratar de assuntos míticos se baseia no lado racional.
    Logo depois um texto comenta sobre algumas passagens da bíblia mostrando as atitudes em que um dos Apóstolos(Paulo)tenta invadir o campo filosófico, a primeira tentativa pela argumentação já a segunda batendo totalmente de frente com os conceitos racionais e filosóficos.
    Lucas Lopes Mendes 2°Ma

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  2. Trata-se de um texto que difere dois pensamentos da razão e da fé, difere uma da outra e além disso mostra que fé e um sentimento incomum em algo que voce realmente acredita e a razão é quando você deixa o pensamento divino para acreditar em base de estudos ou lógica. A razao entrou em conflito com a fé a partir de quando membros da igreja começaram a contestar fatos racionais para manipular o povo, mas ao longo do tempo ate nos tempos de hoje já há um consenso entre esses pensamentos, alguns acham que para entender a fé primeiro precisa ter a base da razao.

    Igor Machado Damas 2º ano Ma Nº 15

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  3. Esse texto se baseia no princípio de idéias do divino e o humano, digo princípios divinos porque está relacionando a fé em cristo com a filosofia humana. Varias idéias surgem e conflitos são constantes se tratando do sagrado com a ciência filosófica cada um tenta fortalecer um lado que lé convém, já que somos parte de uma sociedade “evoluída” fazemos parte desse questionamento porque às vezes achamos que só no passado essas coisas tiveram sentido e esquecemos que hoje ainda somos grandes questionadores,isso se trata de qualquer assunto onde precisamos defender nossa tese constantemente. Por isso vejo que o divino e o humano poderiam sim esta juntaos ,é claro cada um com suas deferenças, mas vivendo um mesmo momento, mas nem todos pensam assim e sempre que tratarmos do divino e as teorias humanas vai haver conflitos.

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  4. Esse é um texto que tenta distinguir a fé da razão, além de distingui-los, o texto diz que fé é algo que você acredita e vem como um sentimento, a razão é quando você passa a acreditar na lógica, no raciocinio ou em bases de estudos. Os conflitos entre a razão e a fé começaram quando alguna membros de igrejas começaram a constestar fatos lógicos, desde esses tempos até hoje a razão bate de frente com a fé, muitos acham que a fé depende da razão para ser entendida.

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  6. filosofia




    1)Por que a filosofia segundo o autor é considerada “erro vazio”.

    R: Porque a filosofia parte de um pressuposto humano e não de Deus, segundo o autor do texto. Neste caso explica o porquê à mesma seria um erro vazio, pois a filosofia parte da ciência humana, e não se baseia na fé. A fé neste caso se caracteriza na pessoa de Deus, como o autor mesmo relata, “pois bem! Justamente aqui estou para anunciar este Deus que adorais sem conhecer. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe (...)”. Por isso, a filosofia seria um erro vazio, pois não se baseia em algo bem maior, que seria a fé em Deus.



    2) “Ficai atentos para que ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo e não a cristo.”.

    R: Na visão do apostolo Paulo a filosofia se baseia em elementos do mundo, e não segue a pessoa de cristo em quanto ser divino. Por isso ela seria uma cilada. Talvez na visão de Paulo,usar a filosofia deliberadamente,sem tocar nas questões divinas, se tornaria uma armadilha, ou até mesmo um pecado,pois amar as coisas deste mundo e esquecer que existe alguém muito mais poderoso e que esta acima de todas as coisas ,seria um erro e uma armadilha terrena.




    3)Como fica Deus no pensamento racional filosófico.


    R: “Ao contrario da razão, que exige provas e demonstrações, a fé basta a si mesma”. Baseado nessa frase vejo que Deus e a filosofia é algo muito diferente, mas que deveria estar em sintonia uma com a outra.Mas como uma se baseia na fé e a outra no conhecimento do mundo, sempre vão haver polemicas entre as duas.Deus acaba se tornando um ser fictício para a filosofia , isso explica o porque a fé só basta ela mesma.Sem provas ou algo que demonstre esse Deus,a fé simplesmente acaba tornando esse Deus real.




    ALUNO: JUNIO LOPES SOARES

    N°: 07


    COLÉGIO NOVOS RUMOS

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  7. Questões de Filosofia.

    1)-Por que a filosofia, segundo o texto, é cosiderada um "erro vazio"?

    R: De acordo com o texto, e com o pensamento do apóstolo Paulo, a filosofia é um "erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo, e não segue Cristo". Paulo estabelece essa afirmação com base nos preceitos cristãos e preceitos de fé. É importante destacar que essa afirmação foi feita pelo apóstolo em um momento conturbado da saga dos cristãos, em que enfrentavam dificuldades e resistência por parte de muitas pessoas descrentes em algumas ideias pessadas pelo cristianismo, como o conceito de um deus que se sacrifica pela humanidade, entre outros. Paulo diz que a filosofia é um erro vazio porque é baseada na lei dos homens, tendo assim toda sua linha de raciocínio construída a partir de ideias desenvolvidas pela humanidade, e que não necessariamente estejam corretas se comparadas às ideias de Deus, as verdadeiras. Dessa forma, o apóstolo encherga a filosofia como uma ilusão, onde em uma tentativa de compreender o mundo, o homem a procura por teimosia, ao invés de aceitar aprender os ensinamentos de Deus e da fé, que por si só já explicariam qualquer dúvida da humanidade. Tanto é que Paulo diz: "Onde está o sábio? Onde o letrado? Onde o pesquisador das coisas desse mundo? Não é verdade que Deus mudou a sabedoria do mundo em falta de bom senso? (...) Pois a loucura de Deus é mais sábia que os homens". Assim, de acordo com seu pensamento, a mais rica sabedoria do homem transforma-se em ignorância diante da superioridade de Deus, tendo o homem que aceitar o raciocínio cristão ao invés de tentar guiar-se com o seu próprio.

    2)-"Ficai atentos, para que ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo, e não segue Cristo." (Carta aos Colossenses)
    Por que a filosofia, segundo o texto, é considerada uma cilada?

    R: No texto, quem faz esta afirmação é o apóstolo Paulo. Esse,além de classificar a filosofia como um erro vazio, uma ilusão, ainda a coloca como uma cilada. Paulo faz essa afirmação justamente para passar a mensagem de que a filosofia, como é uma ciência ligada aos homens, que são corruptíveis, não deve ser aceita como verdade, pois dessa forma estaria conduzindo a humanidade ao erro, ao afastamento da "verdadeira verdade", que é a verdade de Deus. Sendo assim, a filosofia é uma armadilha que os homens acabam caindo devido à sua ignorância, que acaba lhes destruindo justamente por causar um distanciamento de Deus.

    Contudo, vale lembrar que Paulo fez tais afirmações com a finalidade de criticar os hábitos gregos e sobretudo os epicureus e estóicos, que zombavam dele e de sua religião, como quando diziam "Que quer dizer este paroleiro?Parece ser pregador de deuses estranhos." A crítica pode ter surgido em um momento de fúria e frustração ao receber sátiras enquanto tentava esclarecer ao povo grego os ensinamentos de Cristo, de acordo com sua corrente ideológica.
    Nesse período também, os apóstolos estavam fazendo suas pregações e tentando converter pessoas à sua religião. Criticar as doutrinas que as pessoas seguiam seria uma boa saída para enfraquecer as bases de suas crenças, facilitando a conversão de novos fiéis.


    Ruan Esteves de Carvalho - Nº 11 - 2MA

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  8. Continuação...

    3)-Como fica Deus no pensamento racional filosófico?

    R: Apesar de haver uma certa conciliação entre filosofia e religião nos dias de hoje no ocidente, visto que no oriente a religião nunca se desenvolveu em um patamar diferente do pensamento filosófico, tomando como exemplo o Confucioninismo e o Budismo, a visão que cada uma tem a respeito de Deus possui suas divergências. Na Religião Cristã, Deus é visto como o criador de tudo e de todos. Inclusive o próprio racionalismo humano é obra de Deus, segundo ela.
    E também, partindo para a linha da fé, Deus é o único salvador da humanindade.
    Na Filosofia, que é uma corrente de pensamento baseada na racionalidade e distante de qualquer crença sem comprovação, Deus toma a forma de um ser, uma figura íntegra, quase como uma pessoa. Quando se faz uma visualização de Deus através da filosofia, este é mais colocado como um ícone da religião, ao invés de uma força suprema que conduz nossa racionalidade. Inclusive, depois de uma análise a respeito do assunto, há críticas a respeito de Deus que o inserem no campo do absolutismo, visto que na religião este é temido e possui poder supremo sobre toda a humanidade.
    Este é um assunto complexo, em que as conclusões a que se chega variam de acordo com a opinião de cada um. Nada impede um filósofo de aceitar a Deus como salvador e criador do universo. Inclusive, importantes pensadores da história eram figuras ligadas de alguma forma à religião, como São Tomás de Aquino, ou Aristóteles, que tentava conciliar a filosofia com o mito. A conclusão que tiramos desse assunto é que há distições entre a pessoa religiosa no seu sentido verdadeiro e a pessoa que tem uma religião, sendo a primeira não necessitada de se ligar a nenhum rótulo religioso, apenas exercendo aquilo que a religião em geral tem em sua essência, podendo ser um filósofo que não nega a existência de Deus.


    Ruan Esteves de Carvalho - Nº 11 - 2MA

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  9. 1- Por que a filosofia, segundo o texto, é cosiderada um "erro vazio"?

    R:Segundo o apóstolo Paulo, a filosofia é um “erro vazio”, pois não segue os ensinamentos de Cristo, que seriam os próprios ensinamentos de Deus, mas sim, a ideologia desenvolvida pela própria humanidade, que tenta entender o mundo através de uma razão. Esses ideais seriam, para o apóstolo, como um “erro vazio”, pois mesmo com toda a razão humana, nada valeria sem a fé e o caminho de Deus, que são vistos como algo que supere qualquer conhecimento humano, como é citado “Pois a loucura de Deus é mais sábia que os homens”. E por isso a humanidade, estaria seguindo o caminho errado para entender o mundo. Bastaria crer no caminho de Deus, que se encontraria o caminho da verdade do mundo e de todas as coisas.


    2- "Ficai atentos, para que ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo, e não segue Cristo." (Carta aos Colossenses)
    Por que a filosofia, segundo o texto, é considerada uma cilada?

    A filosofia é considerada uma cilada, pois a filosofia, por ser algo constituído pela humanidade, estaria levando a própria humanidade para uma armadilha, para o falso caminho, desviando-a do caminho de Deus, que é considerado para Paulo, o caminho da verdade, distanciando assim, o homem dos ensinamentos de Deus. Sendo assim, a filosofia levaria a humanidade para longe do caminho da verdade e da fé.


    3- Como fica Deus no pensamento racional filosófico?

    Deus no pensamento racional filosófico é visto como um ser “abstrato e indiferente ao mundo”, pois a filosofia se baseia nas experiências e conhecimentos humanos, uma vez que para a filosofia, Deus não é visto como supremo, ou aquele que conduz para o caminho da verdade do mundo, sendo para esta, apenas uma figura representativa da fé. Enquanto para a religião, Deus é supremo sobre tudo e todos. Por isso, muitas vezes, a fé e a filosofia entram em conflito. Entretanto, é possível uma conciliação entre as duas correntes, uma vez que muitos representantes filosóficos também usavam como base para seu pensamento a fé, incorporando ao mesmo tempo a fé e a razão. Desse modo, cria-se um novo conceito, algo que junte a fé em Deus, mas sem deixar de lado a razão humana.

    Daniela Toledo, nº1, 2EMA

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  10. 1)Por que a filosofia segundo o autor é considerada “erro vazio”?
    A filosofia é considerada um erro vazio porquê a filosofia segue a lei dos homens e não de cristo sendo que cristo criou tudo,e apesar de cristo ter criado o mundo a filosofia tenta ser maior que cristo tentando explicar o inexplicável sem respeitar as leis dos cristãos ou mesmo as leis de cristo,e o problema da filosofia é que ela teria muitos seguidores e o apóstolo Paulo julga como uma armadilha sendo que na verdade a única coisa que pode responder todas as dúvidas do mundo é cristo.

    2) “Ficai atentos para que ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo e não a cristo.”.

    Segundo o apóstolo Paulo ele considera a filosofia como uma cilada devido os princípios materiais e científicos em que a filosofia se baseia que são os Princípios do homem e não de cristo que na verdade criou tudo e os filósofos não acreditavam em um deus que pudesse fazer de tudo e por todos esses motivos Paulo considerava a filosofia uma cilada para os homens.

    3)Como fica Deus no pensamento racional filosófico?

    No pensamento racional filosófico,Deus fica apenas como uma figura e não como uma crença,poderíamos dizer que deus seria mais ou menos a idéia de fé que é uma coisa em que se acredita mas não se tem provas,basta apenas o sentimento e a vontade de acreditar para que ela se torne real.o que já não acontece no pensamento racional filosófico que exige provas para tudo o que acontece e por isso tratam deus apenas como uma figura ideológica para os outros seres que acreditam nele.
    Lucas Lopes 2°Ma N°9

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  11. 1- Por que a filosofia segundo o texto é considerada um "erro vazio"?

    R: A filosofia é considerada um “erro vazio”, pois não ela não segue as leis e dogmas da igreja e sim a razão, que tem uma explicação para tudo que não seja só: “por que Deus quis”. A filosofia busca através de questionamentos e observações as respostas para o que não se sabe e o que se tem dúvida, e também porque segue apenas os conceitos humanos.

    2- "Ficai atentos para ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo e não segue Cristo" (carta aos Colossenses eu acho que é isso). Por que a filosofia segundo o texto é considerada uma cilada?

    R: A filosofia é considerada uma cilada, pois não possui fé e não segue Cristo, sendo assim ela é uma cilada, pois pode tirar as pessoas do cristianismo e fazer com que elas percam a fé em tudo que está na bíblia deixando de lado todos os conceitos religiosos e procurando respostas verdadeiras para o que acontece no mundo.

    3- Como fica Deus no pensamento racional filosófico?

    R: No pensamento da igreja Deus é um símbolo do cristianismo que criou e ama os homens e que se sacrificou por eles, mas filosofia diz que Deus é abstrato, que tem consciência do próprio mundo e que não criou todas as coisas, foi apenas um homem que ajudava o próximo.
    Gabriela Lima Marinho nº3 2EMA

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  12. 1)Por que a filosofia segundo o autor é considerada “erro vazio”?

    R:Segundo o autor a filosofia é um erro vazio porque os filósofos seguem as leis dos homens e nao a de Deus,mesmo tento criado.A filosófica tenta explicar o mundo de uma forma alem de Deus indo contra tudo que os critoes sempre acreditaram.Pois eles seguem a razão

    2- "Ficai atentos para ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo e não segue Cristo" (carta aos Colossenses eu acho que é isso). Por que a filosofia segundo o texto é considerada uma cilada?

    R:pela visão do apostolo Paulo os pensamentos dos filósofos se baseia na razão e não vê cristo como um ser melhor que os outros,então por isso é uma cilada .Seria uma armadilha eterna se todos pensassem e apegassem a coisas apenas nesse mundo e não lembar que tem algo superior.

    3- Como fica Deus no pensamento racional filosófico?

    R:No pensamento filosófico não é muito forte,porque no pensamento racional filosófico precisa de provas para que posso acreditar em alguma coisa,e assim o povo vê Deus como um ser imaginário.

    Thiago Camarota nº14

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  14. 1)Erro vazio segundo os filosofos eram erros cometidos pelos humanos em acreditar em uma divindade em que nunca haviam visto tocado ou ate mesmo conversado com ele, para os filosofos acreditar nesses "mitos" era um erro pois tudo deveria ser retirado da Razão.

    2)Pois os filososfos se baseiam na razao e qualquer divindade para eles é irreconhecivel apenas se tiverem provas concretas sobre essas certas divindades, e as ciladas eram pregadas por falsos pregadores da religiao nesta época e um meio de se arrecadar lucros as custas da ignorancia das pessoas da epoca, com isso apostolo paulo enviou essa carta para alertar as pessoas por este fato

    3)Deus ficava sempre em segundo plano para os pensamentos racionais filosoficos mas nao deixavam de existir pois eles apenas iriam realmente ter fé e acreditar se algo acontecesse nao como um milagre mas algo fisico e baseado na razao.

    Igor Machado Damas n°15 2ma

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  15. Questões de Filosofia.

    1)-Por que a filosofia, segundo o texto, é considerada um "erro vazio"?

    R- A filosofia é considerada pelo apóstolo Paulo, segundo o texto, um “erro vazio”, porque essa segue uma linha de pensamentos racionais, buscando entender o mundo de uma maneira que a crença por si só não basta. Por isso, a filosofia vai de encontro direto com o Cristianismo, pois esse já segue uma linha de crenças, que acredita nas leis de Deus, e não precisam das leis dos homens.
    O apóstolo Paulo faz essa afirmação num momento de “ira” com os filósofos, pois ele tentava propagar o amor de Deus entre os homens, porém a filosofia o contrariava querendo provas daquilo que ele dizia. Assim, ele alertava a todos sobre esse “erro vazio”, que seria uma firmação que se seguissem à filosofia estariam pecando contra Deus, ou seja, estariam cometendo um erro irreparável.

    2)-"Ficai atentos, para que ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo, e não segue Cristo." (Carta aos Colossenses)
    Por que a filosofia, segundo o texto, é considerada uma cilada?

    R- Quando o apóstolo Paulo afirma que a filosofia é uma cilada, esse quer alarmar as pessoas para que elas fiquem com medo de contrariarem os ensinamentos de Cristo e seguirem os pensamentos filosóficos, pois enquanto ele tentava converter o povo a sua religião, o povo o satirizava, desacreditando de tudo aquilo que ele falava. Por esse fato, a filosofia passou a ser vista pelo apóstolo como uma armadilha que levava os homens a se afastarem do projeto de Deus.

    3)-Como fica Deus no pensamento racional filosófico?

    R- No pensamento racional filosófico, Deus é um ser indiferente ao mundo e aos homens, que não tem poder supremo algum, é apenas um ícone representativo das crenças. Tal conceito sobre Deus, vem do fato de que a filosofia só acredita naquilo que pode ser comprovado, acredita apenas no pensamento racional, e uma vez que tal crença não pode ser comprovada, a filosofia vai de encontro com o Cristianismo.
    Entretanto nada impede que ambas se conciliem, pois elas têm inúmeros pontos em comum.

    Gilvan Duque de Paula - nº4- 2MA.

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  16. 1)-Por que a filosofia, segundo o texto, é considerada um "erro vazio"?

    É considerada pois,segundo o apóstolo Paulo, a filosofia é um "erro vazio" pois não segue o ensinamentos e mandamentes de Deus e sim dos homens, num modo racional. A filosofia segue a lei dos homens, os ensinamentos criados pela humanidade.
    Portanto o apóstolo não acredita e não aceita a filosofia, sem tentar entender o que se passa nela.


    2)-"Ficai atentos, para que ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo, e não segue Cristo." (Carta aos Colossenses)
    Por que a filosofia, segundo o texto, é considerada uma cilada?

    O apóstolo Paulo coloca como um cilada, pois faz que as outras pessoas pensam que filosofia não é uma coisa certa de Deus, fazendo acreditarem que a filosofia é um falso caminho para o conhecimento sendo que a filosofia é uma ciencia da humanidade.

    3)-Como fica Deus no pensamento racional filosófico?

    Como a filosofia é o conhecimento da humanidade, Deus deixa ser um ser supremo que desiste o caminho certo, se torna apenas uma imagem. Criando um comflito entre a fé e a filosofia, porém os dois podem andar juntos, é apenas saber diferenciar algumas coisas.

    Raysa Bianco Rezende Paiva - nº10- 2MA.

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  18. 1)-Por que a filosofia, segundo o texto, é considerada um "erro vazio"?

    R:Porque o apóstolo Paulo diz que a filosofia segue os pensamentos dos homens e não de Deus.A filosofia segue os homens de modo racional.

    2)"Ficai atentos, para que ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo, e não segue Cristo." (Carta aos Colossenses)
    Por que a filosofia, segundo o texto, é considerada uma cilada?

    R:O apóstolo coloca como uma cilada, pois fala que as outras pessoas pensam que a filosofia não é uma coisa de Deus sendo que ela é feita para a ciência da humanidade

    3)-Como fica Deus no pensamento racional filosófico?

    R:No pensamento da igreja Deus é um símbolo que criou e ama os homens mas filosofia diz que Deus é abstrato que era só um homem que ajudava as pessoas

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  19. *1- Por que a filosofia segundo o texto é cosiderado um "erro vazio"?

    O termo ''erro vazio'', que se referiu à filosofia no texto, foi dito em um momento onde estavam acontecendo várias conturbações, tais como a toleração do cristianismo e a perseguição dos cristãos.
    Eles achavam que era um ''erro'', pois para eles, o certo seria apenas crer e não buscar a razão das coisas e, ''vazio'' porque acreditavam que era ideias sem base nem fundamento.

    *2- "Ficai atentos para ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo e não segue Cristo" (carta aos Colossenses eu acho que é isso). Por que a filosofia segundo o texto é considerada uma cilada?

    Segundo Paulo, a filosofia é uma cilada pois de certa forma é uma coisa distinta de Deus, ou seja, se você seguir os pensamentos filosóficos com elementos racionais, você está cada vez mais distante de Deus e de seus ensinamentos. Isso porque acreditava-se que apenas a fé já fartava e não precisava buscar respostas em outros meios.


    *3- Como fica Deus no pensamento racional filosofico?
    Não como uma figura ''milagrosa'' que enviou um ser para julgar a sociedade, foi crucificado para salvar os homens e que ressusitou, e sim como algo mais ideal, mais abstrato. A filosofia e a religião sempre foi e sempre será duas coisas distintas para algumas pessoas, pois uma se basta na fé e outra busca respostas racionais.

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