domingo, 22 de agosto de 2010

3º Bimestre

Cidadão
(Zé Geraldo)


Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas para ir e duas para voltar
Hoje depois dele pronto
Olho para cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E para aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança com o pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que eu deixei o norte
Eu pus a me dizer

Lá a seca castigava mas o pouco eu plantava
Tinha direito a colher
Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena

Tem quemersse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas e na maioria das casas
E eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas e na maioria das casas
Eu também não posso entrar

Educação e movimentos sociais

O que você entende por movimento social? Quantos movimentos sociais você conseguiria listar nesse momento? Todos os dias, podemos ver nos jornais, nas revistas e no nosso cotidiano vários exemplos desse tipo de ação social. Isso mesmo: estamos falando de um tipo de ação social voltada para uma causa e/ou um tema em especial, quase sempre com o objetivo voltada para algum tipo de mudança social. O que move essas pessoas que se engajam em movimentos sociais? O que elas pretendem? Qual seu objetivo?
Os movimentos sociais estão relacionados, de forma muito estrita, a vários problemas sociais, que se constituem em temas de estudo da Sociologia, que busca não só analisá-los mas, sobretudo, colaborar no sentido de buscar caminhos que levem à solução. E é exatamente o desejo de cooperar e /ou exigir soluções para esses problemas que levam também as pessoas participarem dessas ações. Na maioria das vezes não estão vinculados a alguma instituição social e sempre professam algum tipo de ideologia.
A sociedade capitalista é excludente por si só. É próprio do capitalismo a existência dos meios de produção (os burgueses) e aqueles que só tem a sua força de trabalho para vender (o proletariado). Diante disso, se estabelece o conflito e as diferenças entre os homens.
Nesse sentido, pode-se dizer que os movimentos sociais não são necessariamente um produto da ação educativa, muito embora se possa encontrar no meio educacional um terreno fértil para a consolidação e/ou desenvolvimento.

As formas de luta e ação coletiva

No quadro desenhado pela desigualdade e pela injustiça social surgem os movimentos sociais como forma de luta e/ou resistência. Sim, isso mesmo! Movimento social não está necessariamente vinculado apenas a formas de lutas, mas pode ser também uma forma de chamar a atenção para um fato e dar sinais de que não se esquecerá dele. Um bom exemplo dessa situação é o movimento das mães argentinas que perderam seus filhos (que foram mortos ou desapareceram) durante o regime político da ditadura militar, nos anos 1970-1980. Mesmo sabendo que pouca coisa será feita para conseguirem respostas para suas angústias.
Ao longo dos anos se pode ver o quanto as ações coletivas podem ou quase sempre são muito mais eficientes do que a ação individual. São inúmeros os momentos de grande mobilização popular que mudaram a história da humanidade a partir dos resultados que alcançaram. Na maioria das vezes, exprimem um forte sentimento de insatisfação que resulta na organização de pessoas que em outro momento talvez nunca se colocassem umas ao lado das outras.

Alguns tipos de movimentos sociais e a educação

O nível de organização e o grau de violência são alguns dos aspectos que caracterizam os movimentos sociais em geral. Mas um dos fatores que devemos sempre considerar quando falarmos em movimento social é tentar perceber se tem uma ideologia que orienta sua ação. Quando a resposta é negativa, é provável que se esteja tratando de uma manifestação popular momentânea, um protesto contra alguma coisa muito específica e quase sempre emergencial. É o caso, por exemplo, dos moradores de um bairro que vem sofrendo há dias pela falta de água e nenhuma providência é tomada pelos órgãos competentes. Diante do imobilismo do governo, resolvem bloquear as ruas do bairro e atear fogo em pneus. Mas, se depois desse episódio os moradores começarem a conversar e criar associação e, mais à frente, uma associação de moradores da região, aí sim, estaremos falando de um tipo de movimento social. A partir desse momento, o grupo ganha legitimidade para lutar pelos direitos, ao mesmo tempo em que se fortalece. A solidariedade que uniu os moradores será a base de sua ação. Sem uma ideologia comum é muito difícil que um movimento social se mantenha.
Não podemos esquecer que a maioria dos movimentos sociais, aos olhos de quem está vendo o problema de fora, não passava de “agitação”, muitas vezes por não captar a real dimensão das reivindicações do grupo. Entretanto, quase sempre é o momento do despertar da consciência para a luta. Com mais clama e maior racionalidade, começam a pensar como podem atingir seus objetivos.
O sentimento de pertencer a um grupo desperta nos indivíduos um sentimento de lealdade e disciplina que possibilita a continuidade do movimento. Quase todo movimento social tem seus membros efetivos, aqueles que realmente se engajaram na luta, seja formal ou informalmente, e também os chamados “simpatizantes”, que são aquelas pessoas que eventualmente apóiam o grupo, mas não atuam concretamente.
Aos poucos, os movimentos começa elaborar suas táticas (que devem ser eficientes para que não ocorram erros) e desenvolver estratégias de atuação. Podem ser mais ou menos incisivas, mais ou menos democráticas e mais ou menos violentas. Tudo dependerá da meta que venha a ser estabelecida para a ação. No momento, é preciso avançar? Voltar atrás? Ceder? Conforme os objetivos que querem alcançar, os movimentos podem mudar várias vezes sua tática e ir adequando suas estratégias.
Porém, nem todos os movimentos sociais estão voltados à transformação ou para mudança. Há vários movimentos conservadores, Istoé, que desejam que tudo continue como está. Um dos maiores exemplos desse tipo de ação voltada para o conservadorismo é o movimentos dos ruralistas no Brasil, que não desejam que a estrutura de distribuição de terras seja alterada. Desejo que vai contra o maior objetivo do Movimentos dos Trabalhadores Sem-terra, MST, que deseja a reforma agrária, sob o argumento de que só assim se poderá mudar efetivamente a situação de desigualdade social e das disparidades regionais no país.
Podemos citar outros exemplos de movimentos sociais no tais como: o feminismo, movimento hippie, o movimento gay, os movimentos pacifistas, a Klu-klux-klan, o movimento da Tradição, Família e Propriedade (TFP), etc. Todos tem em comum o fato de terem ido buscar na ação coletiva solução para seus problemas e lutar por eles de forma organizada.
A educação se integra aos movimentos sociais primeiramente porque não é mais possível pensar a sociedade sem essa chamada “terceira via” que é exatamente a sociedade civil organizada de alguma forma. Em segundo lugar, mesmo que muitas vezes não surjam da educação sistemática, acabam se refletindo ou se expressando na escola, na forma de debates, seminários e outras

Bibliografia:
- Demeterco, Solange Menezes da Silva. Sociologia da educação. Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2006. 96p.

13 comentários:

  1. O texto se inicia com um belo poema contando sobre a vida de um cidadão e como apesar dele ter construído muitas coisas para o bem de uma sociedade ele e tratado com descaso perante o que ele ajudou a construir ou seja a sociedade só quer ver as coisas prontas e não dão valor aquilo que lhes é feito ou seja não valorizam o empregado.
    Logo depois alguns textos vem contando sovbre movimentos sociais sobre o que são e como eles se organizam, no caso pode-se considerar um movimento social quando esse movimento trás com ele uma carga ideológica,um motivo,um ideal para que pessoas de classes raças e situações financeiras diferentes se juntem para o bem de apenas um objetivo,uma tentativa que por menor que seja fazer uma melhoria no mundo fazer com que um fato nunca seja esquecido ou que esse mesmo fato se repita e esses movimentos sociais são uma forma organizada de se lutar por algo de forma política ou agressiva mas com organização,com um líder e não apenas juntar um monte de pessoas e atearem fogo em pneus na rua achando que vão resolver seus problemas.

    Lucas Lopes Mendes 2°MA n°9

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  2. o texto começa a partir de um poema que fala sobre um homem rústico que questiona a vida e as oportunidades, que só conseguiu ser bem vindo na casa do senhor (Deus) no qual ele mesmo ergueu, e o senhor lhe disse que tambem era maltratado pelas coisas que ele tambem criara, e no texto retrata grande parte do poema, mas voltado para o cotidiano no qual existem organizações (movimentos sociais) nos quais ajudam pessoas, trazendo motivos, para fazer um bem em comum para as pessoas, movimentos sociais é uma forma organizada de se ajudar e resolver problemas para as pessoas e não causar mal algum para outras pessoas

    Igor Machado Damas 2ºMA nº15

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  3. O poema vem contando a vida de um trabalhador comum, que participou de várias obras, porém não teve seu trabalho reconhecido, apenas na Igreja, em que comparando as ações do trabalhador e as de Cristo e como também não é reconhecido por muitos. O poema nos ajuda a entender como o trabalho não é reconhecido, o que faz gerar vários movimentos sociais que estão relacionados justamente aos problemas enfrentados pela sociedade, sendo um dos temas estudados pela Sociologia que busca entendê-los e encontrar uma solução para esses problemas. Pessoas acabam participando dessas manifestações, pois exigem a solução a partir de uma ideologia.
    Os movimentos sociais são uma forma de luta que a sociedade encontrou na tentativa de solucionar seus problemas, é também uma forma de chamar a atenção de algum descontentamento da sociedade. Demonstrando assim, como a ação em conjunto acaba sendo muito mais eficiente do que a ação individual.
    O que mais caracteriza um movimento social é a ideologia que orienta os participantes desse. Muitas vezes as pessoas que observam esse movimento de fora não enxergam a ideologia e as reivindicações por trás desses movimentos, porém é nesse momento em que deveria despertar a consciência para lutar e alcançar as soluções dos problemas sociais.
    Alguns movimentos não estão voltados para as mudanças sociais, mas sim voltados para que a sociedade continue a mesma, ou seja, são movimentos conservadores que não desejam mudanças sociais.
    A educação também é um importante fator que influência nos movimentos sociais, através de debates que procuram incentivar as pessoas a refletirem sobre a sociedade em que vivem e buscarem soluções a seus problemas sociais.

    Daniela Toledo, 2EMA nº1

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  4. O poema fala sobre um homem que está admirando um prédio pois ele o construiu, mas não pode entrar lá.
    O texto fala dos movimentos socias e seu significado.
    Os movimentos sociais servem para que uma parte da população lute pelos seus interesses e causas como o MST (Movimento dos Sem Terra), que luta pela reforma agraria.
    Sem um ideal os movimentos não teriam sentido e nem pelo o que lutar sendo assim não averiam motivos para existirem.

    Gabriela Lima Marinho 2EMA nº3

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  5. O poema trata-se de um homem, trabalhador, que ajudou a construir prédios, casas, escolas e que sofre preconceitos. Podemos ver claramente isso quando ele estava apenas olhando o edifício que ajudou a contruir quando, um cidadão o perguntou se ele estava admirando ou querendo roubar.
    O trabalhador diz que a Igreja foi a única que valeu a pena, pois lá ele pode entrar.

    Em relação à Educação e movimentos sociais, podemos dizer que tais movimentos são reivindicações feitas por pessoas em uma sociedade que não estão satisfeitas com alguma coisa.
    Um fator contibuinte para esse movimentos é o capitalismo, que gera muitas diferenças entre os homens, causando cada vez mais insatisfações.
    Porém, nem sempre movimentos sociais são educativos.

    Esse protestos podem ser feitos também como uma forma de chamar atenção. Ao longo da histórias, vários movimentos foram feitos e sempre com coletividade.

    Movimentos sociais não precisam de violência para ser atendido. Basta uma boa organização e ideologia.

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  6. O poema fala sobre um homem que contruiu varios monumentos,mais nao pode usufruir deles.Mas ele fala que a igreja foi a unica obra que ele foi boa pra ele,porque ninguem pode inpedi-lo de entrar.
    A educaçao e os movimentos sociais sitada no texto sao pessoas que lutam pelos seus direitos,mais nem sempre sao ouvidas.Por isso acontece os comflitos.Geralmente os comflitos sao feitos por causa de dinheiro,e nao é atoa que vivemos em um mundo capitalista.

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  7. Esse texto mostra a realidade brasileira, onde muitos pagos pelo trabalho, mas na dignidade humana não conseguem ajudar em nada. Pessoas que trabalham o dia todo para o sustento de sua família, mas como, pessoas pobres são deixadas de lado enquanto sociedades só servem para trabalhar levantar edifícios. Mas podemos ver que ainda a entidades que apóiam em nossos meios conturbados que estamos vivendo, com a própria musica diz “tem quermesse,tem novena e o padre deixa ...”,creio que a igreja é o exemplo de varias ongs que apóiam essa pessoas pobres.Vejo que todos nos poderíamos lutar para um mundo mais igual mas em quanto isso não acontece vamos fazer a nossa parte.

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  8. O poema nos mostra um trabalhador que não teve seu trabalho reconhecido em nenhuma das obras que ele ajudou a construir, e nos mostra também a descriminação e as diferenças sociais que existem no mundo. Prova disso é o fato de que por um homem simples está parado admirando um prédio de luxo, alguém logo desconfia que ele esteja planejando um assalto, ou mais, só porque sua filha anda descalço, ela não pode estudar em um colégio de luxo.
    Os movimentos sociais são justamente para promover a inclusão dos cidadãos na sociedade, ou tornar pública a insatisfação das pessoas com alguma coisa, ou ainda para solucionar problemas da sociedade.
    Porém para um movimento social ganhar força, os integrantes do mesmo devem assumir uma ideologia, para que assim todos trabalhem por uma única causa. Se isso não ocorre, deixa de ser um movimento social e torna-se um protesto momentâneo ou algo do tipo.
    A maioria dos movimentos estão voltados para as mudanças sociais, como por exemplo, o MST (Movimento dos trabalhadores sem terra) que busca a reforma agrária, o Movimento gay que busca igualdade de direitos, entre outros. Entretanto, há aqueles que não buscam as mudanças sociais, que são os chamados movimentos conservadores, um dos maiores exemplos desses movimentos é o movimento dos ruralistas no Brasil, que não desejam que a estrutura de distribuição de terras seja alterada.

    Gilvan Duque de Paula - nº 4- 2MA - Colégio Novos Rumos.

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  9. A música mostra a vida de um cidadão humilde, que ajudou a construir um edificio, o qual ele esta observando. Angustiado por não ter seu trabalho reconhecido, discriminado por um senhor que lhe fizerá uma pergunta peculiar e ainda falará que sua filha não poderia estudar, pois certamente o cidadão aparemente não teriam dinheiro para pagar uma escola.
    O movimento social é um tipo de ação social voltada para um tema e/ou causa especifica, para uma mudança social. A sociologia está relacionada a isto, no sentido de colabora achando caminhos para a solução. Sem esquecer, que ter um ideologia é essencial. A luta pela desigualdade e pela injustiça social, são movimentos sociais. A palavra luta não pode ser levada ao pé de letra, tende ser interpretada da forma, de chamar atenção para uma causa que não pode ser esquecida. Dentro dos movimentos sociais também está a educação, com movimentos fora e dentro da escola como, em ceminários, debates entre outras formas.

    Raysa Bianco R. Paiva - nº10 - 2MA

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  10. O poema relata a história de um homem que contribuiu para a construção de várias coisas, mas não pode tirar proveito de forma alguma do que ajudou a construiur, o homem relata que a igreja foi a única obra de que ele pode tirar algum tipo de proveito.
    Os protestos citados no texto são não precisam usar de violência para conseguirem um bom resultado para suas reivindicações pois, basta uma boa organização e uma boa ideologia para mover cada vez mais cidadãos e assim concluir seus objetivos.

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  11. O poema inicial aborda um assunto de preconceito e o não reconhecimento de trabalhadores brasileiros. O personagem do poema está triste, porque todos os lugares em que trabalhou fecharam as portas para ele. O colégio, as casas e os prédios. Todos tem preconceito com pessoas de baixa renda, mas a Igraja, segundo o homem, é a única que abre as potas para ele. A religião e a fé muita das vezes acolhe as pessoas.
    Os textos sobre movimentos sociais são bastante interessantes, porque falam os principais aspectos de um movimento. A luta não é a única forma de se resolver um protesto mas sim chamar a atenção para um fato e dar sinais de que não se esquecerá dele. O poema e o texto se relacionam no fato de que o homem (do texto 1) deve lutar para organizar um movimento social porque sofre de preconceito, e o texto dois fornece as instruções.

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. O texto apresentado tem como tema principal uma análise sobre a exploração exercida sobre a classe mais pobre, trazendo como exemplo de tal fato a música "Cidadão" de Zé Geraldo, descritiva da vida de um cidadão trabalhador, imigrante para o centro urbano em busca de uma vida melhor; e a explicação dos movimentos
    socias como forma de protesto e de revolução.

    Os movimentos socias tiveram maior destaque durante o período de Revolução Industrial, em que a classe operária, vendo sua péssima situação, reinvindicou seus direitos e formou associações de ajuda. De acordo com o texto, um movimento social para ser considerado como tal, deve ter, acima de tudo, uma ideologia pela qual seus integrantes lutam. O Desejo de mudanças não de um pequeno detalhe, mas sim de
    um grupo de questões é que move um movimento social. Os reinvindicadores devem agir de maneira tática e inteligente, caso contrário não obterão sucesso em sua ânsia por mudanças.

    Existem movimentos sociais que desejam modificações, como o movimento-dos-sem-terra, o movimento gay, o movimento vegetariano, o movimento ambientalista, etc. E também existem movimentos que desejam a não-mudança, a permanência da situação do modo como está, geralmente favorável aos integrantes desse movimento, sendo um exemplo típico de tal o movimento dos Ruralistas, que luta contra a distribuição de terras.

    Após uma leitura do texto, percebemos o quanto é importante a luta da sociedade por melhoras na sua situação. É como um ditado que diz, mais ou menos, "Se você está vivendo no meio do lixo, você procura limpar a local ou tenta se acostumar com o odor, as doenças, etc.?". Quem luta por modificações certamente escolheria a primeira opção. Deve se dar um destaque, sobretudo, ao papel da educação na conscientização das pessoas através de debates, ensinamentos, eventos, entre outros, sendo essa, se presente em situações sociais, uma auxiliadora na luta por direitos e mudanças.

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