domingo, 4 de abril de 2010

SEGUNDO BIMESTRE
A ÉTICA E A MORAL

A ética é o conceito de liberdade, que se tornou mundo existente e natureza de autoconsciência
HEGEL

A moral e a ética são dois termos que sempre aparecem em nosso cotidiano. Comecemos refletindo sobre o primeiro conceito. Moral é aquilo que tenta estabelecer determinadas normas e regras que regulam e fundamentam a vida humana, e sendo elas uma verdade ou uma inverdade, são aceitas e seguidas num contexto social. Por exemplo, na antiguidade, os mitos tentavam explicar os fenômenos naturais existentes no mundo: caso caísse uma chuva forte que provocasse enchentes e destruísse plantações e criações, o povo Grego acreditava que Zeus (Deus dos deuses) estivesse zangado e por isso havia mandado desabar a tempestade para destruir tudo na terra. Para os gregos, Zeus tomava essa atitude por não concordar com os princípios morais que os homens estavam tendo em sua vida.

Dentro de um conceito mais moderno de moral e de sociedade podemos percebê-la quando uma mãe reclama do filho que fica até tarde na rua. Que regra é essa em que as pessoas não podem ficar na rua? Porque a mãe pensa que os filhos não devem ficar na rua? Por que os filhos devem obediência aos pais? Ou ainda outro exemplo atual de uma moral: a maioria de nós acredita que devemos andar sempre vestidos, e nunca questionamos isso.
Assim, esses parâmetros sociais e outros tantos que seguimos ou simplesmente aceitamos como regra em nosso cotidiano, sem que existam explicações convincentes para isso, determinam a validade de uma moral em nossa sociedade.
A moral é, então, um conjunto de normas e valores que regulam e determinam o comportamento dos indivíduos na sociedade. Mas, para bem entendermos a moral, vamos dividi-la aqui em dois conceitos distintos. O primeiro, chamaremos de normativo. A moral normativa é toda ela constituída pelas normas ou regras de ação. Ela determina o comportamento e a atitude das pessoas frente a determinadas situações, por exemplo: não roubar ou não fazer aquilo que a lei não permite. A outra forma de se entender a moral é do modo fatual. Esta é constituída pelas ações que são efetivadas, ou seja, realizadas. Por exemplo: roubar. Uma ação será considerada moral ou não se ela estiver em acordo ou desacordo com alguma norma já estabelecida. No Brasil, a habilidade para desrespeitar determinadas regras quase se torna outra regra em alguns casos. Como exemplo: atravessar fora da faixa de trânsito, fugir da multa ou tentar convencer o guarda a não aplicar a lei.
Porém, é importante ressaltar que a moral não diz respeito somente ao coletivo, como também ao individual. É de cada um, do indivíduo, segundo sua crença, educação, verdade cultural e pessoal saber aceitar as regras impostas pela sociedade, ou não. Respeitar ou transgredir a moral é algo muito mais pessoal que coletivo. O que para um pode ser moral, para outro pode parecer imoral: uma mulher de biquíni no Brasil é natural e cotidiano, enquanto no mundo árabe é um fato tipicamente imoral.
Falemos agora um pouco sobre o segundo conceito: a ética. Atualmente o estudo da ética, chamada também de filosofia moral, é uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral. O que isso significa? Quer dizer que sua intenção é justamente instigar, investigar e analisar o comportamento moral de uma determinada sociedade. Não é sua função dizer o que deve ou não deve ser feito, o que é certo ou errado, justo ou injusto, mas sim orientar o comportamento moral (que é individual) do homem em sua vida. Se em determinada sociedade a corrupção política é considerada antiética, por exemplo, o indivíduo que se deparar com ela provavelmente vai considerá-la como algo imoral.
A ética, ao contrário da moral, é universal em relação à sociedade que a cria. Em outras palavras, cada grupo de indivíduos, de acordo com sua história e cultura, seleciona certos tipos de valores e morais tidos como bons e certos para se tornarem “obrigatórios” e transformam-nos em seu corpo ético.
Luciano Tavares Torres

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A moral é basicamente algo que tenta estabelecer uma norma e nós a fazemos sem questionar. É uma coisa que sempre existiu, ou seja, é a consciência moral que leva o ser humano a distinguir o bem do mal dentro do meio em que vive. Mas ela não é considerada somente um ato individual, é também social.

    Ética, podemos dizer que são princípiosque orienta o homem no meio social garantindo o bem-estar da sociedade. Melhor dizendo, é a forma que o homem deve se comportar em seu meio.

    Podemos diferenciar a ética da moral colocando a ética como algo teórico e a moral como algo na prática.

    ResponderExcluir
  3. O texto acima defina dois conceitos apresentados dentro da sociedade a ética e a moral que são duas coisas que estão na nossas vidas diariamente e que através desses conceitos nós tomamos vária decisões em nossa vidas,tanto decisões éticas quanto morais.
    Amoral é um conceito pessoal de filosofia de vida criada a partir de um senso moral que caracteriza o que é certo e o que é errado e através disso você define o que são atitudes morais e o que são atitudes amorais ou seja que não são corretas em relação a situação que está sendo vivida,a moral muitas vezes define o caráter de um ser humano através dos seus conceitos morais.
    A ética já é uma reunião dos conceitos da sociedade do que é moral e do que é amoral é através dessa reunião de conceitos se define o que é ético e do que não é ético como por exemplo é ético jogar um papel no chão sendo que existe uma lixeira ao lado?Não não é ético e porque não é ético?É porque através da sua moral que julga suas atitudes e define pra você o que é ético ou não,isso sim define o que é ético então podemos dizer que a ética pertence a sociedade e ela é formada através de um conjunto de opiniões morais.
    Lucas Lopes Mendes

    ResponderExcluir
  4. O texto acima apresenta o conceito de moral e ética e como estes conceitos possuem importâncias em nosso dia a dia. Assim, podemos concluir que a moral é o conjunto de valores como religião, educação, cultura e partir de tudo isso, é criado regras no cotidiano de cada indivíduo que convive com determinada sociedade. A moral não é apenas algo coletivo, pois ela é principalmente individual, quando nós mesmos pensando em nossos próprios valores, como cultura, educação, religião entre outros e somos capazes de refletir sobre isso e aceitar ou não as regras que nos é imposta. A moral assim pode variar de uma pessoa para a outra.
    A ética, ao contrário da moral, não serve para impor regras ou dizer que uma atitude é certa ou errada, mas tem como objetivo, analisar a moral em uma sociedade. Sendo a ética um conceito universal dentro da sociedade, pois ela, através de toda história e a cultura de um povo seleciona todos os valores que esse povo considere bons e corretos para formarem a ética desta sociedade.
    Portanto a ética se diferencia da moral, por ser um conceito universal da sociedade em que a cria.

    Daniela Toledo, 2EMA

    ResponderExcluir
  5. O texto informa que a etica e moral são muito distintas, pois a moral tem um caracter pratico, imediato, restrio,hitorico e relativo, a moral é conjunto de regras da socidade, não somente um ato individual é um ato de acordo com normas da sociedade. O texto apresenta tambem dois tipos de moral, a moral normativa que resumidamente determina o comportamento das pessoas perante situações e apresenta a moral de modo fatual que é as ações realizadas.
    Ética é uma reflexão filosófica sobre a moral, que procura justificar a moral e orientar racionalmente a vida humana. a ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética que devem ser respeitados acima de tudo, se uma pessoa que não segue a ética da sociedade pode ser chamado de antiético.

    Raysa Bianco 2ºEMA

    ResponderExcluir
  6. O texto acima nos traz conceitos de dois termos que aprecem em nosso dia-a-dia, a moral e a ética.
    Podemos definir a moral como algo que tenta impor normas e regras à nossa vida, sendo elas seguidas e aceitas sem serem questionadas. Um exemplo disso, é quando nossos pais nos impõe uma regra, e a seguimos sem questioná-los. Não há nenhuma explicação convincente para o fato de que devemos obediência a nossos pais.
    O texto divide a moral em dois conceitos diferentes, o normativo e o fatual.
    O primeiro é a moral constituída por regras. Por exemplo, roubar é imoral, pois vai de encontro com a lei.
    O segundo é a moral constituída de acordo com os fatos. Por exemplo, uma pessoa que está passando fome, rouba algo para comer. Roubar vai de encontro com a lei, mas quando se trata da sobrevivência de uma pessoa, o ato de roubar pode ser considerado moral.
    A moral, acima de tudo é também individual. É segundo a educação, a religião, a cultura de cada um.
    Um bom exemplo, é fato de que na Índia é considerado imoral alguém comer uma vaca, e no Brasil já é algo natural.
    O segundo conceito que o texto traz é a ética.
    A ética é o contrário da moral, pois não impõe regras e normas para que as pessoas sigam aquilo sem questioná-las. Apresenta a intenção de instigar, investigar e analisar o comportamento moral da sociedade.
    A ética não tem função de julgar aquilo que é justo ou injusto, mas sim orientar a comportamento moral do ser humano em sua vida.
    Concluímos, portanto, que a ética se contraria a moral, pois considera toda a história e cultura de certa sociedade, selecionando os valores morai que são julgados como bons e os transforma em seu corpo ético.

    Gilvan Duqe de Paula, 2ºMA

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A moral e a etica se relacionam na parte em que uma pessoa usa da moral para se tornar um ser etico dentro da sociedade,pois so a moral é que decide a etica de uma pessoa sendo assim a moral e a etica depende da atitude naquilo que acho que acho certo.

    ResponderExcluir
  9. A partir da leitura do texto podemos fazer conclusões sobre o que é moral e ética.
    A moral é o conjunto de "regras" criadas naturalmente e culturalmente por um grupo social ao longo do tempo, a partir de valores e tradições deste mesmo grupo, e que são aceitas pelos indivíduos sem maiores questionamentos. O Brasil por exemplo representa um grupo social que terá uma moral vigente que pode ou não se diferenciar da moral considerada certa por outros países. Assim como um grupo de Punks pode ter sua própria moral, respeitando os valores que consideram certos. Existem também regras morais que podem ser universais, sendo comumente concordadas por todos os grupos sociais, ou pelo menos pela maioria,como não matar. E também pode existir a moral individual, onde um indivíduo cria sua própria moral e conduz seus atos com base nela. Um psicopata pode considerar o ato de matar natural e bom, pois isto pertence à sua moral individual.
    A moral então está relacionada ao comportamento de cada indivíduo na sociedade, guiando suas escolhas e seus atos baseando-se no que ele considera como certo ou errado, sendo influenciado diretamente pela sociedade em que vive ou não.

    Já a Ética não visa com maior importância o individualismo, e sim o coletivo. É como se fosse o conceito de moral aplicado em toda uma sociedade, estabelecendo o que é certo e errado para um todo! E podem haver divergências de éticas, como quando se pega dois grupos sociais que possuem toda uma história e cultura diferentes, o que influencia em suas tradições e consequentemente em seu corpo ético. Perdão pelo uso da palavra, mas arrotar em um restaurante no Brasil é um ato antiético, englobando-se já na etiqueta, a pequena ética.Já em um restaurante chinês, tal ato não fere a ética, pois é considerado normal!


    Ruan Esteves - 2°MA

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Podemos dizer que moral é o que nos diz o que é ou nãom certo a se fazer diante de uma situação nundeterminado momento da vida ou do dia-a-dia.
    A ética são conceitos determinados pela sociedade e que são seguidos por todos ou pela grande maioria.
    Os dois influênciam em pequenas decisões como o que comer no almoço ou em grandes decisões como se uma pessoa deve ou naum morrer e apesar delas serem diferentes uma acompanha a outra.

    ResponderExcluir